top of page

Cirurgia de catarata

A catarata é a principal causa de cegueira evitável em todo o mundo. O olho humano tem duas estruturas que atuam como lentes para focalizar a luz na retina. A primeira é chamada de córnea e faz parte da estrutura externa do olho e a segunda, chamada cristalino, está localizada dentro do olho. À medida que envelhecemos, o cristalino altera suas propriedades bioquímicas e estrutura física, levando à sua opacificação. Essa opacificação do cristalino natural é chamada de catarata. A catarata atrapalha a formação da imagem e distorce a visão. Seu tratamento é fundamentalmente cirúrgico e não existem alternativas clínicas eficazes para solucionar essa condição. Esta é uma doença progressiva e, portanto, com o tempo, seus efeitos se tornam cada vez mais importantes. No entanto, nos estágios iniciais, essa condição pode não causar distúrbios visuais. Dessa forma, a cirurgia é recomendada assim que a pessoa começa a notar que seu desempenho visual diminui.

​

A cirurgia de catarata é uma das cirurgias de maior sucesso em todo a medicina. Prova disso são os  números de cirurgias realizadas globalmente. Anualmente, são feitas aproximadamente 5 milhões de cirurgias de catarata no mundo. O aparato tecnológico necessário para esta cirurgia cresce a cada ano para melhorar ainda mais sua segurança e precisão. No entanto, não se pode pensar que seja uma cirurgia fácil ou sem riscos. São necessárias medidas pré-operatórias precisas do olho, uma escolha adequada da lente e um cirurgião muito habilidoso para alcançar um resultado bem-sucedido.

​

Hoje, a cirurgia moderna consiste em uma incisão de aproximadamente 2 mm, seguida pela emulsificação e aspiração da lente cristalina e a implantação de uma lente artificial. Esta última lente é inserida dobrada através da pequena incisão original e fixa-se em uma estrutura chamada saco capsular. Um laser pode auxiliar em alguns passos da cirurgia, mas seus benefícios não traduzem em mudanças significativas para a segurança da cirurgia. A anestesia local é usada e o procedimento é totalmente livre de dor na grande maioria dos pacientes.

bottom of page